quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Enquanto isso, na escola...

Minha filha vai perigando... Ai, ai! Este post é quase um desabafo. Há umas 2/3 semanas fui chamada na escola da minha filha pela pedagoga para ouvir que minha filha tinha ficado reprovada em matemática, mas que dava para recuperar... ME DESESPEREI!!

Desde então estamos estudando juntas todos os dias na parte da manhã. Não sou, nunca fui e talvez nunca serei boa em matemática, mas tive que voltar a estudar, entender para ajuda-lá! Percebi que em casa ela aprende e faz todos os exercícios que passo pra ela, mas na escola ela não se concentra, sem contar que as provas são desastrosas...aff!

Conversei com ela, e ela disse que a professora na hora da prova fica sempre em cima, depois conversei com uma filha de uma amiga que estuda na mesma sala dela e a menina disse: "Tia Cynthia, se a gente piscar a professora sabe!".  Eu achei que as crianças estavam se sentindo pressionadas e na verdade continuo achando...

Conversei com a pedagoga da escola, que repassou o que eu disse para a professora e o que aconteceu?? NADA! A professora ainda veio reclamar comigo, dizendo que as crianças tem um ambiente muito tranquilo para fazer as provas...sei?!

Só que ontem, descobri que minha filha ficou em recuperação também em ciências e adivinhem quem é a professora desta matéria...Um doce pra quem pensou: "É a mesma da matemática"! Estranho não??

Conversando com as crianças, inclusive com minha filha, descobri também que a professora NÃO corrige os deveres. Ela coloca as respostas no quadro, quem errou apaga o que errou e escreve o certo e faz a cruzinha de correto e PRONTO!! O dever foi corrigido rápidamente, aí quando a mãe vê o livro acha que a criança é um gênio, afinal não tem nada errado!!

Agora me digam... A doida sou eu? A mãe insensata sou eu?? Ou a professora, o colégio e todo este sistema de ensino que está errado??

Confesso que estou com muito medo da minha filha repetir a série por conta de tudo isso, mas se isso acontecer (ou não), vou denunciar ao MEC este colégio, afinal eu pago por ele, assim como muitos outros pais pagam. E pagamos CARO!!

Desculpem por este desabafo, mas precisava escrever...

Beijos aflitos...

6 comentários:

  1. Oi Cynthia, td bem?
    Cheguei no seu blog através do blog da Margaret...
    Q barra, hein? Tava aqui pensando... Sendo vc zelosa como parece ser pelo seu post, q tal se vc tentasse um contato com outros pais da mesma turma para trocar uma idéia, pedir q conversem com os filhos para saber se essa pressão é geral na sala... pq se for, o ideal seria uma comissão de pais levar em conjunto o caso para a Diretoria, já q isso pode prejudicar o desenvolvimento deles nos anos seguintes, afinal eles estão em formação e é muito importante a metodologia aplicada.
    A gente precisa lutar pelo ensino dos nossos filhos já q o Estado nao faz como deveria, e ter em mente sempre q a escola (pública ou particular) e os professores não estão nos fazendo um favor, estão sendo pagos para isso, não e mesmo?
    Boa sorte!
    Bjs ;)
    Mirna
    http://coisasdoreiarthur.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cynthia
    Que série sua filha está?
    Se for a partir da do 6°ano ou antiga Quinta série corrigir no quadro é uma forma válida do aluno mesmo verificar onde errou e corrigir seu erros com autonomia.Mas o aluno tem que compreender onde errou e porquê errou!
    Matemática é uma disciplina em que a criança pode encontrar vários caminhos para chegar a uma dada solução. é claro sempre orientados pelo professor!Você tem que expor suas angústias na reunião pedagógica para que outros pais também se manifestem com você!
    Sugira á coordenadora uma reunião com outros pais, principalmente com os pais em que os filhos estão na mesma situação que sua filha,para que se exponha os problema ; E a coordenação pedagógica possa intervir junto á professora!
    Se o método de correção está prejudicando a aprendizagem da turma tem que ser melhorado!
    Junte todas as avaliações, todos os trabalhos, lições de casa que sua filha fez durante o ano!
    Mostre à escola que você está tentando encontrar uma solução para que nenhuma criança seja prejudicada!
    E nesse momento tente passar confiança à sua filha,de que apesar desse contratempo ela conseguirá passar de ano!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cynthia, tudo bom?

    Não sou mãe e nunca estive do lado que você está agora, mas estou do outro lado, sou professora. Posso dizer que nós nos preocupamos muito com o resultado final, até pq eles que determinam se a criança passará de ano ou não em nosso sistema educacional. Mas, acredito que agora o mais importante não é apenas fazer com que a sua filha alcance melhores resultados, e sim que se entenda o caminho que ela tem percorrido para chegar até eles...

    Vale sim uma conversa com outros pais e com a própria professora, além de passar para a coordenação pedagógica essa questão da correção para ver se é uma postura da escola ou se é um metodo da professora. É bom também rever a forma como sua filha vem estudando, se ela está se dedicando igualmente a todas as disciplinas, ou deixando a desejar em algumas para dar mais atenção a outras... Na verdade, essa questão sempre está associada a uma série de fatores que se interligam: dedicação do aluno, metodo do professor, possiveis dificuldades de aprendizagem, relação entre professor e aluno... É bom investigar!

    É importante também formar uma parceria com o professor, que apesar de estar sendo pago para ensinar, nem sempre ele garante a aprendizagem do seu aluno, até pq isso não depende só de quem ensina. O trabalho da escola não é comparável a qualquer serviço que pagamos... Devemos sim ter um retorno, devemos ter qualidade no ensino, mas volto a dizer que isso depende do professor, da coordenação, do aluno e dos pais!

    Espero que tudo se resolva! :)

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Vc tem que ir reclamar com a diretora do colégio, as vezes só resolve assim viu...

    beijos e espero q tudo de certo

    ResponderExcluir
  5. Oi Cynthia, na minha opinião a professora deveria fazer muito mais do que apenas apontar no quadro, a resposta correcta do dever, pois isso não ajuda quem errou e se calhar não comprendeu a matéria dada. Procurar falar com a professora, fala-lhe dos teus receios, emite a tua opinião sobre a forma como ela ensina e vê no que dá. Um óptimo dia para ti. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. aff...q sofrimento. estamos passando isso aqui em casa com meu sobrinho tb. mas se Deus quiser, q com o esforço deles e da família, eles vão se recuperar.
    boa sorte aí.

    Uma ótima semana para você!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir